Exposição no Consulado do Japão apresenta a arte japonesa do origami

Está rolando uma exposição gratuita de origami (técnica de dobradura de papel japonesa), até dia 27/10, no Centro Cultural do Consulado Geral do Japão.

O papel surgiu na China em 105 d.C. A partir desse período, monges budistas foram levando a técnica para outros países asiáticos. Um deles foi o Japão, que começou a desenvolver papel e dobraduras com o material. Já no século VIII, as dobraduras passaram a fazer parte de cerimônias xintoístas, representando divindades adoradas pelos japoneses.

Até o século XIX, a arte das dobraduras era feita somente pelos adultos, por causa do alto custo dos papéis. Mas, a partir de 1876, o origami passou a fazer parte da educação dos japoneses nas escolas. No final do século XIX começaram a surgir alguns dos formatos de dobraduras mais famosos até hoje, como o pássaro tsuru. Esse origami tem uma história linda, que vale a pena ser lida aqui. Eu já fiz os meus mil tsurus e foi uma experiência incrível!

Além dos trabalhos super criativos em exposição no Consulado, vale a visita pela linda vista do Aterro e Pão de Açúcar que se tem de lá!

Essa dica é da Cinthia Saito, nossa colaboradora que sabe tudo de cultura japonesa! Quem quiser saber mais sobre o tema, acompanhe os posts dela no Instagram Saito in Japan.

Fotos: Cinthia Saito

– – –
Exposição de Origami
Quando: Até 27/10 – segunda à sexta, das 9h às 12h e de 14h às 17h
Onde: Consulado do Japão – Praia do Flamengo, 200, sala 601.
Quanto: Grátis

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s