Uerj promove roteiros a pé contando a história do samba no Rio – edição de outubro

Sucesso de público, projeto “Roteiros Geográficos do Rio” terá dois passeios no próximo sábado (15/10). Os itinerários escolhidos reúnem lugares que possuem uma forte relação com o samba. Para esta edição, os bairros escolhidos foram Centro e Copacabana.

A iniciativa une “aulas passeio” gratuitas, em diversos pontos da cidade, apresentando a geografia, arquitetura, religiosidade e cultura do cotidiano carioca. Para participar, basta comparecer aos pontos de encontro, na data e local marcados.

Pedra do Sal - roteiros

Veja os itinerários de cada aula:

– Roteiro Centro: dos lamentos do Cais do Valongo aos simbólicos batuques da Pedra do Sal e emissões da Rádio Nacional

Encontro: 10h, na confluência das ruas Sacadura Cabral e Camerino
Coordenação: Prof. Dr. João Baptista Ferreira de Mello – UERJ

Itinerário entre os pulsares, batuques e batidas diferentes: Jardins do Valongo (subida aos Jardins) – Cais do Valongo. Tombado pela UNESCO pelo seu  contínuo e dilacerante papel  na humanidade por ser o ancoradouro que maior número de escravos recebeu no mundo: um milhão – Rua Sacadura Cabral – Trapiche Gamboa – Pedra do Sal dos escravos, trabalhadores da estiva, do samba, do gênio Pixinguinha, do sambista João da Baiana e do pintor Heitor dos Prazeres em plena “Pequena África do Rio de Janeiro” – Largo de São Francisco da Prainha – Rua Sacadura Cabral – Nova Praça Mauá e os ecos da Rádio Nacional.

– Roteiro Copacabana: de Jobim a Drummond na orla do Rio 

Encontro: 18h, junto à Escultura interativa de Antônio Carlos Jobim, o Maestro Soberano (avenida Vieira Souto com rua Francisco Otaviano), no Arpoador
Coordenação: Prof. Dr. João Baptista Ferreira de Mello    &   Profa. Dra. Melissa Anjos  – Instituto de Geografia – UERJ

Itinerário: Escultura interativa de Antônio Carlos Jobim, o Maestro Soberano (avenida Vieira Souto com rua Francisco Otaviano) – Rua Francisco Otaviano – Avenida Atlântica – Escultura de Dorival Caymmi (honra e glória da música popular brasileira) – No meio da orla há uma escultura interativa em bronze & selfies de Carlos Drummond de Andrade.         Aula passeio, grátis, a pé.

roteirope1

Os encontros são promovidos pelo NeghaRIO / PPGEO (Mestrado e Doutorado em Geografia) – Instituto de Geografia – CTC – UERJ –Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Em caso de chuva, os roteiros será cancelado.

Mais informações e contato em www.roteirosdorio.com.

– –
“Roteiros Geográficos do Rio”
Onde: Centro (encontro entre as ruas Sacadura Cabral e Camerino) e Copacabana (encontro no Arpoador)
Quando: Sábado, 15/10, às 10h (Centro) e às 18h (Copacabana)
Quanto: Grátis e não precisa de inscrição prévia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s