WWF-Brasil promove feiras de alimentação sustentável na cidade

Procurando por uma alimentação sustentável, justa e certificadamente mais saudável? As feiras do projeto “Feiras Rio Alimentação Sustentável” acontecem nos dias 12, 13 e 14 /8 e tratam desde novo “comer”, em que, para ser bom, o alimento precisa também ser “do bem”.

O evento acontecerá simultaneamente em duas praças da cidade: Largo do Machado e Praça do Ó (na Barra da Tijuca), das 9h às 17h, com ofertas de diversos produtos certificados, nativos do Brasil e produzidos de forma responsável. Também será possível o contato do público com produtores da agricultura familiar do Estado do Rio.

Produtos Feiras RAS
Foto: Richard Smith/RAS

Formada por uma aliança de 35 organizações da sociedade civil, governo, instituições de pesquisa e os principais selos de certificação, sob coordenação do WWF-Brasil e da Conservação Internacional (CI-Brasil), a iniciativa Rio Alimentação Sustentável desenvolve estratégias para o fomento da cadeia de alimentos saudáveis e sustentáveis no país.

Estrela da feira, a agricultura familiar do estado do Rio de Janeiro vem representada em produtos do hortifrúti, muitos com certificação de orgânicos, além de doces como as tradicionais bananadas, goiabadas, melados e cocadas. As comunidades quilombolas do estado participam trazendo produtos do artesanato típico.

Da agroindústria de Nova Friburgo, a feira conta com geleias variadas de frutas com pimenta, além de antepastos, caponatas e chutneys. Já o Quintal da Vanessa, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio, investe no inhame para desenvolver uma linha de processados totalmente orgânicos, feitos com ingredientes naturais sem glúten, lactose, açúcar e manteiga e, claro, sem conservantes ou aditivos químicos. O resultado são o leite, requeijão e o pão de inhame. A barraca da Vanessa vai trazer também espécies nativas da biodiversidade brasileira como o Ora-Pro-Nóbis, tipo de cactos rico em proteínas e delicioso em pratos típicos da culinária mineira.

O evento busca privilegiar também produtos que atendam a restrições alimentares sem abrir mão do sabor. A Cultivar Alimentos, com sede em Santa Teresa, bairro central do Rio de Janeiro, traz sua linha de paçocas, tapiocas, pães, bolos, e biscoitos sem glúten (nota da editora: todos deliciosos! Cultivar é vida!). Entre as opções gastronômicas, a Instituto Maniva vem com sua barraca de tapiocas orgânicas com recheios variados, sucesso do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas. Para beber, cachaças de Paty do Alferes.

A Embrapa exibirá seus alimentos biofortificados. O processo consiste no incremento de nutrientes em alimentos como feijão, batata-doce e milho pelo processo de cruzamento de plantas da mesma espécie. Com a pesquisa e o desenvolvimento liderados por eles no Brasil, esses alimentos mais nutritivos vem atraindo a atenção de novos consumidores, inclusive de esportistas.

– – –
Feiras Rio Alimentação Sustentável
Onde: Largo do Machado (Flamengo) e Praça do Ó (Barra da Tijuca).
Quando: 12, 13 e 14/8, das 9h às 17h
Quanto: Grátis
Mais informações no site Feiras Rio Alimentação Sustentável.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s