#Rio2016 O Catar é aqui! Fomos conhecer a Bayt Qatar, o exclusivo espaço do país para esta Olimpíada

Decoração temática, menu preparado por Alex Atala, atrações típicas, desfile de moda, cinema e entrada somente com cadastro prévio. Com todas essas credenciais, a Bayt Qatar já virou o espaço mais exclusivo e comentado dentre as Casas dos Países desta Olimpíada. Mas será que é isso tudo mesmo? Vale a pena insistir nas inscrições online? Ainda tem ingressos disponíveis?

Pois bem, com tantas perguntas no ar, lá fui eu descobrir como funciona a misteriosa Casa do Qatar… antes de contar tudo o que rola por lá, já adianto que, sim, o espaço é sen-sa-ci-o-nal!

IMG_6546
Sintam a magia qtari… 

Conhecendo o Qatar

Sabemos bastante sobre França, Alemanha, Portugal e outros países europeus, mas pouco sobre o restante das nações que estão por aqui. Então, antes de mais nada, alguns dados geográficos: O Qatar (ou Catar, em português) é uma península localizada na costa ocidental do Golfo Pérsico, no Oriente Médio. Lá vivem cerca de 2.5 milhões de pessoas. Sua capital é Doha e o árabe a língua oficial.

Quem comanda o país é o emir Tamim bin Hamad bin Khalifa Al Thani, que sucedeu seu pai (emir é a palavra árabe para “comandante”, é um título de nobreza equivalente ao nosso “príncipe”). Em 70 anos, o Qatar saiu da posição de um dos países mais pobres do Golfo para se tornar uma potência mundial. A próxima Copa do Mundo, em 2022, vai ser lá.

Conhecendo a Bayt Qatar

Para mostrar toda a grandiosidade do país, sua cultura, costumes e também fazer aquela propaganda do que nos espera na Copa, o Qatar não mediu esforços (e grana) para transformar a Casa Daros em uma autêntica bayt qtari (bayt é “casa”, em árabe).

Para começar, exclusividade: só entra comprando ingresso antecipado no site Bayt Qatar. A entrada custa R$20 e a renda vai para a ong brasileira “Projeto Futuro Olímpico”, que promove o atletismo nas escolas públicas do Rio.

IMG_6529

Sim, os ingressos estão esgotados. Mas ainda há uma chance: foram abertas mais 100 vagas diárias (além das 500 já disponibilizadas). Tem que insistir no site, porque não há nenhuma chance de entrar no local sem a inscrição prévia (quando estava por lá, vi algumas pessoas tentando, mas foram gentilmente barrados).

O pátio da Casa Daros se transformou em souq, como são chamados os mercados qtaris. Tem poltronas, tapetes, fonte, palco e telão onde ocorrem palestras, workshops e shows. As atrações mudam a cada dia, confira a programação completa aqui.

Mas vamos falar de coisa boa, vamos falar de brindes! 🙂

IMG_6526

No souq você pode fazer tatuagem de henna (estilo Jade em “O Clone”, coisa mais linda!), levar para casa seu nome em árabe, se vestir com roupas típicas e provar comidinhas desenvolvidas pelo chef Alex Atala, com ingredientes do país. Sim, adianto que há fila para tudo então trabalhem a paciência. Meu espírito olímpico não aguenta mais de 15 minutos de fila, então não consegui fazer nada disso, apesar de querer muito, mas fui passear pelas exposições.

No térreo, imagens e histórias da Educate a Child, fundação qtari para educação de crianças pelo mundo. Como é um tema que me toca mundo, achei bem legal. No primeiro andar acontece uma visita guiada em quatro exposições (e, sim, também há fila para isso). Cada exposição aborda uma temática: história, geografia, turismo e esportes. Todas são super hi-techs e interativas (tem até passeio de camelo!).

IMG_6542

Imperdível porque…

O local está lindo de viver (até uma fragrância foi desenvolvida para o espaço, deixando o local muito cheiroso), as inscrições antecipadas fazem com que não fique lotado, o serviço é incrível, as exposições interessantes e a programação muito boa. Vale a pena pagar 20 pratas para conhecer mais sobre o país e seus costumes. Já as filas estão desanimadoras mesmo.

IMG_6541

– –

Bayt Qatar
Onde: Casa Daros -Rua General Severiano, 159 – Botafogo.
Quando: 4 a 21/8 – segunda a quinta, 18h/22h; sextas e sábados, 15h/0h; domingos, 15h/22h
Quanto: R$20 – somente com inscrição prévia no site Bayt Qatar.

Anúncios

16 comentários em “#Rio2016 O Catar é aqui! Fomos conhecer a Bayt Qatar, o exclusivo espaço do país para esta Olimpíada

  1. Já me inscrevi e recebi o email confirmando!!! Só nao entendi onde eu pago….Devo levar o email e pagar lá na hora???

    1. Oi, Marcia. O pagamento é feito no próprio site. Se não conseguir envia uma mensagem para a organização, na área de “contato” no site mesmo. Bjs e boa visita!

  2. Gostaria de deixar registrado que na casa da Áustria pessoas com camisas do Flamengo não estram (não sei se de outros clubes). Não sei que democracia é essa que vivemos. Isso porque estamos no meio de olimpíadas que pregam igualdade entre as pessoas.

    1. Oi, Roberta
      Como a Casa da Áustria fica na sede do Botafogo, acredito que ficam valendo as regras do clube.
      Sei que nas Laranjeiras, sede do Fluminense, mesmo em eventos que não são ligados ao clube, não é permitido entrar com camisa de outros times.
      Devem estar com a mesma regra no Botafogo.
      Mas obrigada por avisar, vamos avisar na matéria que falamos sobre a Casa da Áustria.
      Bjs,

  3. Ola! Consegui agendar e fiz o pagamento. E agora? O que faço?
    Paguei pelo Pay Pal, recebi o email de confirmação do pagamento e, mais nada. Ajude-me, por favor. Obrigada.

    1. Ana Christina, em qual horário conseguiu fazer o agendamento?! Entro, mas quando consigo dá erro ou então aparece a mensagem que está esgotado… Quero muito ir!

  4. Fiz a doação via pag seguro, recebi a confirmação do pagamento, porém a casa qatar não me enviou nenhum email de confirmação. Já tentei entrar em contato, porém sem êxito em ter uma resposta. Aconteceu algo parecido com alguém ?

  5. Gente, consegui entrar e ainda jantei naquele restaurante maravilhoso experiência incrível!!! Parabéns Casa Qatar muito bom mesmo!!!

  6. Eu estou doida pra ir mas não consigo me registrar no.site. Eles informam que não há espaço para reservas adicionais. Coooomo faço? Alguém me ajuda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s