#Rio2016 O melhor chef do mundo vem ao Rio cozinhar para pessoas carentes

Mais uma ótima iniciativa que chega como legado dessas Olimpíadas: Massimo Bottura, eleito melhor chef de cozinha do mundo, vem aos Jogos com seu projeto social de cozinhar para pessoas carentes!

O chef italiano, junto com a Ong Gastromotiva, traz para a cidade o ReffetoRio Gastromotiva, um restaurante em que as sobras de ingredientes da Vila Olímpica (que iriam para o lixo) são usadas para alimentar pessoas em situação de vulnerabilidade social. Dentre os chefs já confirmados para cozinhar no local durante os Jogos, Alex Atala, Alain Ducasse, Claude Troisgros e Roberta Sudbrack. U-A-U!

massimo_botura
Massimo Bottura, o chef que é o máximo!

Serão mais de 100 refeições diárias, para pessoas previamente cadastradas.Até o final dos Jogos, terão sido servidas mais de cinco mil refeições a partir de alimentos que seriam jogados fora.

O lugar vai ser operado como o Reffetorio Ambrosiano, instalado no subúrbio de Milão durante a Expo Milano em 2015, criado pela ONG Food for Soul, de Massimo Bottura. A ideia de repetir a experiência no Brasil, durante os Jogos Olímpicos, foi do chef David Hertz, que comanda a Gastromotiva (veja mais sobre a incrível iniciativa aqui), dedicada à capacitação de jovens carentes para trabalhar em restaurantes.

Após os Jogos, o restaurante passa ao comando de chefs e equipes de salão formados pela Gastromotiva e vai funcionar no formado “pague o almoço e deixe o jantar”: no almoço, abre ao público, que paga pela refeição. À noite, fica reservado às pessoas carentes e será gratuito. Ou seja, o cliente pagante ajuda a subsidiar o jantar de pessoas carentes.

refettorio-gastromotiva-sopacultural
Coletiva de imprensa que rolou ontem para anunciar o projeto. Foto: Site Sopa Cultural

O espaço funcionará também como um restaurante-escola, com aulas, oficinas e workshops para formação de profissionais de gastronomia.

Massimo Bottura, a frente da sua Osteria Francescana, ganhou o título de melhor chef do mundo pela importante revista britânica Restaurant. (Nota da editora: quem quiser conhecer mais sobre ele, o Netflix tem uma série de gastronomia chamada Chef’s Table. O primeiro episódio da primeira temporada é sobre Bottura. Vi, amei e tracei como meta de vida jantar na Osteria!)

O RefettoRio Gastromotiva inaugura na próxima terça-feira (9/8) na Rua da lapa, 108 – Lapa.

Gastronomia da boa, e do bem!

Com informações do Paladar, do Estadão. 😉

Anúncios

2 comentários em “#Rio2016 O melhor chef do mundo vem ao Rio cozinhar para pessoas carentes

  1. Grandes ideias,eu pensei que não teria mas nada para inventar mas essa é grandiosa para mim ele fica como un Forte em vez de pedir graça a Deus ele remove fronteira e faz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s