Mostra multimídia reúne as memórias de Caio F. Abreu

O Sesc Copacabana está com uma incrível mostra multimídia homenageando o contista, romancista, dramaturgo e jornalista Caio Fernando Abreu. O público tem a oportunidade de entrar em contado com todo o universo do autor por meio de diferentes linguagens artísticas.

caiofernando.02

A programação conta com debates, mostra de filmes, espetáculos de teatro e dança e apresentação musical com as cantoras Marina Lima e Cida Moreira. Apenas o teatro e o show musical são pagos, o restante é de graça! 🙂

Confira a programação gratuita da mostra:

– CICLO DE DEBATES
13/6 a 18/7
2as, 19h.
Grátis. 16 anos.
Mediação de Ramon Nunes Mello.

20/6 – Caio F. | Uma vida encenada
Com Gilberto Gawronski, Luis Artur Nunes e Renato Farias.
11/7 – Caio F. | Vida e Ficção
Com João Silvério Trevisan, Paula Dip e Luís Fernando Emediato.
18/7 – Caio F. | Inventário Astrológico
Com Amanda Costa, Claudia Lisboa e Pedro Tornaghi.

– EXPOSIÇÃO > CAIO FERNANDO ABREU, DOCES MEMÓRIAS
6/6 a 7/8
5a a domingo, 11h às 18h. 2as, 13h às 20h.
Grátis. 16 anos.

Apresentação de itens do acervo pessoal e bibliográfico, vestimentas, objetos de uso pessoal, manuscritos originais, dezenas de cartas, documentos, fotos, áudios e vídeos com entrevistas, entre outros.

– CINEMA > MOSTRA DE CURTAS E LONGAS
Todas as 2as. Grátis.
Mediação de Flávia Prosdocimi. Com a presença dos diretores.

4/7 – 19h. 16 anos.

Sargento Garcia – Hermes é um jovem imaturo e inexperiente que sonha em fazer faculdade de filosofia, mas quando ele vai se alistar ao exército ele percebe que a rigidez e autoritarismo do Sargento Garcia esconde uma forte pulsão sexual por jovens “diferentes”. De Tutti Gregianin.

Para sempre teu Caio F. – Caio Fernando Abreu foi um dos nomes mais importantes da literatura brasileira. Mesmo em pouco tempo de vida – ele morreu aos 47 anos, vítima da AIDS – deixou uma imensidão de livros, estudos, peças e debates. Polêmico e genial, suas obras foram traduzidas em doze idiomas e ganharam o mundo. Com depoimentos de amigos e familiares, o filme ainda traz diários e anotações pessoais do escritor gaúcho. De Candé Salles.

25/7 – 19h. 12 anos.

Linda, uma história horrível – Com uma mala em punho, um filho já adulto chega para visitar sua idosa mãe.  A casa continua a mesma, porém degradada pelo tempo – degradação essa que se estende ao corpo da velha senhora. De Bruno Gularte Barreto.

Sobre sete ondas verdes espumantes – Um roadmovie poético construído através da vida e obra do escritor Caio Fernando Abreu. Santiago, Amsterdã, Berlim, Colônia, Paris, Londres, Porto Alegre, São Paulo. As cidades que testemunharam a vida breve do poeta, dramaturgo e escritor são revisitadas e recobertas agora de fragmentos de suas obras e lembranças de seus amigos, como Maria Adelaide Amaral, Grace Gianoukas e Adriana Calcanhoto. De Bruno Polidoro.

– DANÇA > CAIO
21 a 24/7
5a a domingo, 21h.

O espetáculo nasce do estudo das relações afetivas a partir de interações entre a dança contemporânea e a literatura de Caio Fernando Abreu. Aproximam-se corpo e palavra, dança e literatura, pelas conexões intersemióticas entre as duas linguagens artísticas.  Com o grupo Qualquer um dos 2 Cia. de Dança.

 

caiofernando.01

Nascido em Santiago do Boqueirão, Rio Grande do Sul, em 1948, Caio F. Abreu, como assinava seus trabalhos, escreveu vários romances e contos, entre eles Pedras de Calcutá, Morangos Mofados – o livro que o tornou popular -, Os Dragões Não Conhecem o Paraíso, Onde Andará Dulce Veiga? e Limite Branco.

As marcas e a influência de autores consagrados da literatura, tais como Clarice Lispector, Hilda Hilst, Gabriel García Márquez e Julio Cortázar, são bastante evidentes em sua obra, bem como a música, o teatro e o cinema, que o inspiraram de forma marcante. Falecido em 1996, sua obra permanece viva e admirada ao redor do mundo – inclusive, por toda uma nova geração de leitores e escritores.

Caio, a gente te ama!

caiofernando

O Sesc Copacabana fica na Rua Domingos Ferreira, 160 – Copacabana.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s