Copyfight – Cultura livre me debate no Centro

Começa na próxima terça-feira, 29/7,  o Copyfight, ciclo de palestras e oficinas para discutir e apresentar as novas perspectivas sobre cultura livre no Brasil.

Os encontros têm entrada franca \o/ e acontecem na Caixa Cultural, no Centro. Entre os convidados, os compositores Marcelo Yuka e Leoni, o co-fundador da rede de Centro de Mídia Independente (Indymedia) no Brasil, Pablo Ortellado, e Felipe Fonseca, co-fundador da rede MetaReciclagem.

Além das palestras, vão rolar oficinas diárias. As inscrições antecipadas estão encerradas, mas quem tiver interesse pode se inscrever em copyfight.me/inscricoes , porque há uma lista de espera.

Confira a programação:

co.autoria – 29 jul : 18h30
Qual a relação de artistas e produtores culturais com o conceito de “propriedade intelectual” hoje, em um contexto crescente de livre distribuição de conteúdos? Qual a diferença entre iniciativas de reforma dos mecanismos de propriedade intelectual e as propostas ligadas ao movimento copyleft? Um debate aberto sobre autoria, licenciamento e produção cultural em tempos de uploads e downloads.
– Com Leoni, Marcelo Yuka, Miguel Said (USP) e Thiago Novaes (UNB)

redes.br – 30 jul : 18h30
Quase duas décadas depois de sair das academias para chegar à sociedade civil, as tecnologias digitais e a comunicação em rede são hoje não apenas uma ferramenta de divulgação, mas sobretudo de articulação e produção conjunta para diversas redes. A cultura digital foi devorada, degultida e hoje é expressa em uma infinidade de práticas no Brasil. Rumo à descolonização tecnológica e cultural, eis a nossa digitofagia das mídias.
– Com Dudu de Morro Agudo (Enraizados), Felipe Fonseca (MetaReciclagem), Jaborandy Yandê (Indios Onlne) e Pablo Meijeuro (Norte Comum)

mega.eventos – 31 jul : 18h30
Como se dá a relação entre propriedade intelectual, produção cultural e o uso do espaço público no contexto de preparação para os grandes eventos esportivos? Como lidar com as transformações em curso e como estas mudanças impactam a produção cultural e os ambientes comuns das grandes cidades? Uma reflexão coletiva sobre transformações urbanas e aproximações entre arte, mídia e política.
– Com Alexandre Mendes (PUC-RJ), João Roberto Lopes (Proprietários do Brasil), Pablo Ortellado (USP)

bio.tecnologias – 1 ago : 18h30
Qual o papel da tecnologia na relação entre cultura e a natureza? De um lado, a “alta tecnologia” de manipulação e patenteamento genético de organismos vivos. De outro, temos a “baixa tecnologia” da sabedoria tradicional sobre o meio ambiente e da lógica DIY: “Do-It-Yourself¨. Faça-você-mesmo. Da ciência das erveiras e dos xamãs à construção de ambientes sustentáveis em espaços urbanos e rurais. Quais os desafios para a construção de biotecnologias baseadas na autonomia e em conhecimentos comuns?
– Com Aderbal Ashogun (Rede AfroAmbiental), Giuseppe Cocco (UFRJ), Cinthia Mendonça (Nuvem) e Sarita Albagli (IBICT)

A Caixa Cultural fica na Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (próximo ao metrô Carioca)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s